sábado, 25 de setembro de 2010

MEIO AMBIENTE COMO COMUNICAÇÃO

O título do blog traz duas expressões que possuem conceitos diversos; porém, há relação entre elas? Melhor dizendo, seria o meio ambiente uma forma de comunicação? Ou não?
Ao ser feita essa pergunta, a resposta imediata e, a princípio, óbvia, é não! Até porque, ao analisarmos os conceitos de comunicação e de meio ambiente, chegaremos facilmente a esta conclusão.
Segundo nossa amiga, a Wikipedia, “comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.”
Já meio ambiente “é o conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (definição dada pelo art. 3º, I, da Lei 6.938, de 31.8.81).
Através da análise dos conceitos dados, não poderíamos enxergar o meio ambiente como meio de comunicação; para isso, precisamos ir além de conceitos.
Ao olharmos para nossa volta, o que vemos? Construções, carros, propagandas, muros, multidões... Se esta for a resposta, podemos concluir que estamos em um típico ambiente de cidade grande. Por outro lado, se percebemos plantações, casas rústicas, máquinas e instrumentos agrícolas em nossa volta, podemos concluir que estamos em uma fazenda. Da mesma forma que ao se constatar a presença de água, areia e coqueiros, a primeira coisa que podemos pensar é que estamos em uma praia. A composição do ambiente nos informa sobre onde estamos e ocorrem mudanças em nosso comportamento a partir do momento em que percebemos essas informações.
Exemplo disto pode ser visto em filmes que retratam embarcações, as quais seus tripulantes, em busca de terra firme, se alegram ao encontrar gaivotas voando perto do barco, pois sabem que se há pássaros, há terra. É o meio ambiente se comunicando. A simples observação do ambiente onde estamos pode nos revelar suas características, suas mudanças, suas histórias.
O conhecimento humano, em toda sua evolução, foi construído em grande parte com base na observação de informações obtidas do meio ambiente, o que pode se exemplificado pela disposição das estrelas; ou então pela quantidade de chuva em determinado mês, que muda o comportamento do agricultor sobre o quê e quando plantar. Exemplos deste conhecimento adquirido são vários.
Esta troca de informação feita pelo meio ambiente é de tamanha importância e intensidade que pode mudar completamente a vida dos seres. Como não falar da seleção natural e sua mais célebre explanação, a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin?
O meio ambiente é influenciado por aqueles que o compõe e influencia estes do mesmo modo. Espécies sofrem alterações de acordo com as mudanças do ambiente, evoluem, desaparecem, crescem, diminuem, etc. Alterações no clima, na umidade, na vegetação, tudo isso acarreta em mudanças drásticas nos seres locais com o decorrer do tempo. Por outro lado, este mesmo ambiente sofre mudanças de acordo com aqueles que o habita. A atividade humana é responsável pela mais drástica e rápida modificação ambiental que se tem notícia. A sede humana pelo consumo acarreta em danos irreparáveis ao planeta, modificando-o de forma irreparável. Este, em contrapartida, exibe de forma muitas vezes cruel a resposta a esses danos, como enchentes, maremotos, furacões, etc.
Devido a essas trocas de informações, símbolos e influência que o ambiente produz, podemos então dizer que sim, o meio ambiente é uma forma de comunicação.

2 comentários:

  1. Huuaaauuu! Muito bom mesmo! Um raciocínio agudo e distante do usual. Apenas cuidado com alguns erros de digitação. Faltam acentos em certas palavras.

    ResponderExcluir