domingo, 28 de novembro de 2010


"Estudo Afirma que Wi-Fi Deixa Árvores Doentes"



Por mais estranho que possa parecer essa notícia, foi isso que um pesquisador da Universidade de Wageningen alegou ter descoberto recentemente.
Financiado há 5 anos atrás pela cidade holandesa de Alphen aan den Rijin, que tinha como propósito tentar descobrir o motivo das árvores da cidade apresentarem um "crescimento estranho" (de acordo com a PC World), o estudo conduzido por esse pesquisador acabou revelando que 70% das árvores em áreas urbanas têm o mesmo sintoma hoje, contra apenas 10% a 5 anos atrás. Ou seja, algo mudou.
O estudo expôs então 20 árvores à várias fontes de radiação por um período de 3 meses. As árvores posicionadas mais próximas das ondas Wi-Fi apresentaram um brilho diferente em suas folhas, causados pela morte de duas camadas de tecido. "Isso pode, em algum momento, levar à morte de parte das folhas", concluiu o pesquisador. O estudo descobriu também que a radiação Wi-Fi pode inibir o aparecimento das espigas de milho em milharais.
Assim que a mídia tomou conhecimento dos resultados dessa pesquisa, o típico sensacionalismo veio a tona com reportagens do tipo, "Morte chega por vias aéreas, invísivel". Por esse motivo, o Bureau de Antenas da Holanda pediu cautela, alertando que outros estudos mostraram que o Wi-Fi não causa problemas, e que portanto não é possível cravar grandes conclusões a respeito.

Como já dito acima, seria um pouco precipitado adotar essa pesquisa como verdade absoluta, entretanto, apesar de ser em proporções menores, é possível notar que esse fato é apenas mais uma das provas do paradoxo que a própria humanidade criou com mais intensidade principalmente a partir da Revolução Industrial, o desenvolvimento X destruição da natureza. Uma das grandes questões que já são e devem continuar sendo discutidas é como conciliar o crescimento e o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, que é a própria fonte de matéria-prima de tudo o que existe, e é produzido. E é o que chamamos de Desenvolvimento Sustentável, um conceito que precisa ser posto em prática em todos os tipos de organização existente.


Confesso que a minha intenção não era direcionar o tema da reportagem para este assunto de Desenvolvimento Sustentável, mas de qualquer forma fica ai então postada essa relação que eu fiz, e vamos esperar para ver como essas pesquisas do efeito do Wi-Fi sobre as árvores vão se encaminhar!

Fonte: http://gizmodo.com.br/conteudo/estudo-afirma-que-wi-fi-deixa-arvores-doentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário