segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O ambiente na propaganda

O ambiente tem importância fundamental na vida do ser humano. O ser humano pode modificar o ambiente em que ele vive e utilizá-lo como recurso, uma vez que o ser humano responde ao ambiente.

A propaganda vem utilizando muito bem o ambiente com a intenção de causar determinadas impressões nos seres humanos.

As propagandas de bebidas luxuosas, por exemplo, utilizam imaginário, surreal, para que seus produtos criem uma reflexão.

Um exemplo é a propaganda da Johnnie Walker:

http://www.youtube.com/watch?v=rx684dTvqFI



As propagandas de efeito social, são mais objetivas e radicais. Geralmente demonstram um exemplo extremo de algo, com a intenção de causar reação imediata. Um exemplo é a propaganda Contra o Crack do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, passada em 2009, usando prisões, locais imundos e escuros para causar má impressão sobre o uso da droga:

http://www.youtube.com/watch?v=2x1RX-rejdQ



Outro exemplo de ambiente extremo, é passado na propaganda do Desafio SEBRAE, onde existe uma situação completamente adversa e um ambiente de difícil acesso, onde o individuo precisa dar o máximo de si para conseguir alcançar seu objetivo:

http://www.youtube.com/watch?v=Hgm0ZL-FMOw



Em todas essas propagandas, embora tenham intenções diferentes, o ambiente foi usado com sabedoria, causando a intenção desejada. Quando isso não ocorre, a impressão que o produto deveria passar não é obtida pelos receptores das mensagens.Isto, certamente, não é bom.

O ambiente tem alta importância na comunicação, por isso, é importante analisar bem o ambiente em que se deseja causar uma impressão para alguém, convencer, ou criar uma determinada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário