O ambiente tem importância fundamental na vida do ser humano. O ser humano pode modificar o ambiente em que ele vive e utilizá-lo como recurso, uma vez que o ser humano responde ao ambiente.
A propaganda vem utilizando muito bem o ambiente com a intenção de causar determinadas impressões nos seres humanos.
As propagandas de bebidas luxuosas, por exemplo, utilizam imaginário, surreal, para que seus produtos criem uma reflexão.
Um exemplo é a propaganda da Johnnie Walker:
http://www.youtube.com/watch?v=rx684dTvqFI
As propagandas de efeito social, são mais objetivas e radicais. Geralmente demonstram um exemplo extremo de algo, com a intenção de causar reação imediata. Um exemplo é a propaganda Contra o Crack do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, passada em 2009, usando prisões, locais imundos e escuros para causar má impressão sobre o uso da droga:
http://www.youtube.com/watch?v=2x1RX-rejdQ
Outro exemplo de ambiente extremo, é passado na propaganda do Desafio SEBRAE, onde existe uma situação completamente adversa e um ambiente de difícil acesso, onde o individuo precisa dar o máximo de si para conseguir alcançar seu objetivo:
http://www.youtube.com/watch?v=Hgm0ZL-FMOw
Em todas essas propagandas, embora tenham intenções diferentes, o ambiente foi usado com sabedoria, causando a intenção desejada. Quando isso não ocorre, a impressão que o produto deveria passar não é obtida pelos receptores das mensagens.Isto, certamente, não é bom.
O ambiente tem alta importância na comunicação, por isso, é importante analisar bem o ambiente em que se deseja causar uma impressão para alguém, convencer, ou criar uma determinada situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário