quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os discursos e suas intenções ao abordar o tema MEIO AMBIENTE

Todos nós estamos cansados de ouvir falar no aquecimento global, na preservação do meio ambiente, no desmatamento, entre outre outros problemas. Mas, ainda assim as pessoas parecem não se conscientizar do problema que poderá trazer muitas tragédias às gerações futuras.

Diante de todo esse caos, temos uma mídia muito fervorosa para com campanhas de conscientização, seja ela via propagandas televisivas, outdoor, banners e com isso vai divulgando e espalhando a idéia de que se precisa "SALVAR O PLANETA". Associando essa ideia aos tipos de discursos utilizados nessas campanhas, percebemos o uso de discursos diretos, informativos. Neste o principal objetivo é deixar claro o que quer ser passado para o público alvo, se for através de propagandas televisivas a fala tem que ser de forma clara e com as idéias organizadas para que o ouvinte entenda a mensagem e possa se envolver com aquilo que está sendo passado, selecionar um número de informações sobre a questão abordada, destacando-se os pontos importantes. Quando utilizam-se de outdoors, banners, também é importante a clareza e recursos visuais (como a imagem abaixo), que torma a mensagem mais memorável, uma vez que o público alvo possa olhar e já conseguir enteder o objetivo da propaganda.

 

Um outro discurso utilizado é o persuasivo, este tem o objetivo de motivar alguém, através da comunicação. Quando tratamos do tema Meio Ambiente, é válido colocar-se certos índices como por exemplo, quanto nos resta da Mata Atlântica, índice de queimadas e desmatamentos, o quanto nossas atitudes reflete no planeta como um todo, o que podemos fazer para ajudar e assim por diante, pois o discurso persuasivo procura convencer aos poucos a pessoa que está recebendo a mensagem, uma vez que este processo é longo e gradual sem ser algo coercitivo.

Abaixo está um banner com o uso do discurso persuavivo. Nele encontramos ítens de como evitar e as consequências das queimadas, mostrando ao leitor uma maneira de ajudar o Meio Ambiente através de fatos que ao ler nos causa algum efeito positivo para o que está sendo chamado a atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário